Olá. Desde Timor… concretamente desde Bazartete, uma zona de montanha a 23 km de Dili – 1h30 de viagem! – aqui vos conto um pouco do que, neste momento, eu e as três Irmãs que aqui vivemos, temos entre mãos.
Este ano assumimos por primeira vez a coordenação desta escola; tínhamos vontade de dar uma ajuda, pois é para aí que vão a maioria dos nossos alunos de pré-escolar, e víamos que, por falta de continuidade, se perdia muito do trabalho antes realizado…
Nesta escola estamos duas Irmãs: eu, portuguesa, como coordenadora, e a Ir. Kumy, japonesa, que dá apoia os alunos com necessidades educativas especiais.
Desde que ficámos encarregues da Escola, já fizemos algumas obras de melhoria e realizámos várias atividades novas com os alunos. (Festa de S. João de Brito, padroeiro da escola, atividades desportiva, um projeto de agricultura com o apoio da Fundação Proacis, etc.).
2. “Teka” – Jardim Infantil / Pré-Escolar
Tem 62 crianças e corre muito bem! Ao longo dos 10 anos da sua existência, fomos dando muita formação às professoras e agora vêem-se os frutos.
Pertencemos também a uma rede de pré-escolas, em que nos apoiamos mutuamente para dar continuidade a esta formação, o que é muito necessário.
Temos ainda outro Jardim Infantil com 34 crianças, numa aldeia a cerca de 1h30 de Bazartete.
Este ano, temos aquí em Bazartete dois projectos Proacis: um de agricultura – “litle farmers”, para alunos do 5º e 6º ano; e outro, de desporto, para raparigas dos 12 aos 17anos, em três grupos: atletismo , volei e básquet. No início de Julho realizámos o primeiro torneio com a participacao de equipas de Dili e Bazrtete. Foi uma animação!
4. Grupo de raparigas em discernimento vocacional
Connosco temos também aqui as “Pré-Postulantes”, que passam cá cerca de um ano, depois de estarem outro ano como “Aspirantes”.
Normalmente, aqui em Timor, as raparigas que pensam que têm vocação para a Vida Religiosa pedem para entrar despois de terminarem os estudos na Escola Secundária. Mas o processo de discernimento vocacional é lento: depois do Aspirantado, em Dili, e do Pré-Postulantado, aqui em Bazartete, continuam a sua formação – Postulantado, Noviciado e, às vezes, também o Juniorado, nas Filipinas, juntamente con as jovens Vietnamitas e Filipinas.
5. Pastoral nas aldeias/Acólitos e “Cruzadas”
Parte do nosso trabalho é também responder às necessidades pastorais que vão surgindo: Celebrações da Palavra em aldeias onde os sacerdotes não chegam, formar e animar acólitos, grupos chamados “Cruzadas”, oferecer Retiros e a preparação para os Sacramentos, … segundo aquilo que vai sendo necessário, aqui em Bazartete ou noutras aldeias da região. Às vezes damos também Retiros a outros grupos que nos pedem, ou a alguma pessoa que os vêm fazer em Bazartete.
É isto!
Rezem pela nossa missão e pelo futuro que nos convida a alargar o horizonte!
Ana Pina, aci