O Projeto “Rabo de Peixe sabe sonhar” é um projeto da Companhia de Jesus onde nós Escravas temos colaborado desde o seu início em 2004. Esta colónia de férias conta com a colaboração de um grupo de voluntários na sua maior parte universitários dos Centros Universitários da Companhia (CUMN, CUPAV, CREU, CAB) e nele participam cerca de 100 crianças dos 6 aos 16 anos da vila de Rabo de Peixe na Ilha de S. Miguel nos Açores.
Rabo de Peixe fica a cerca de 10 km da Ribeira Grande e 25 km de Ponta Delgada. É uma das zonas mais pobres de Portugal. Dos seus oito mil habitantes, uma boa parte vive em situação de real pobreza. Problemas de álcool, de fome, de violência doméstica e de insucesso escolar marcam o dia-a-dia das famílias, o dia-a-dia destas crianças e jovens. É, por isso, uma realidade que nos chama e que nos compromete cada ano, desde 2004.
É a vida das crianças e das suas famílias quem toca a vida deste projeto e que continua a animar e a por de pé, todos os anos, esta equipa de leigos, jesuítas e escravas. Anima-nos cada an o a convicção profunda e sincera de não poder viver bem ignorando, no conforto das nossas vidas, quem vive à margem do sentido da existência, à margem da possibilidade de ter uma vida digna e à margem, sobretudo, de poder sonhar com esperança.
O projeto “Rabo de Peixe sabe sonhar” pretende ser uma oportunidade, uma “alavanca” na vida de cada uma das crianças e jovens desta pequena e esquecida vila da ilha de S. Miguel, para que, sentindo-se amadas e “cuidadas”, experimentem que podem sonhar um futuro melhor.