As ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação – são uma proposta de trabalho comunitário através da qual os participantes são ajudados a fazer uma leitura ética dos sentimentos de ressentimento provocados por agressões recebidas.
Trabalhando diretamente os sentimentos de raiva, ódio, rancor e desejos de vingança – em grupos de 10 a 15 pessoas, guiados por um animador, que se dispõem a fazer este processo –, esta proposta procura colaborar para a construção de uma cultura da paz, do perdão e da reconciliação, num mundo onde impera a violência.
As ESPERE são, pois, um valioso contributo para a riqueza social dos povos, na medida em que se convertem numa instância de mediação que funciona como filtro nos processos de violência, ao mesmo tempo que concorrem para a sua prevenção.
Colaborar neste âmbito do Perdão e da Reconciliação, ajudando as pessoas a reconciliarem-se entre si, consigo próprias, com a sua história e com o mundo à sua volta, é algo que se insere no mais nuclear do carisma das Escravas e responde às chamadas das suas últimas Congregações Gerais, na promoção da Justiça, Paz e integridade da Criação.