Apostolado paroquial
No Bairro da Fonte da Prata, a pastoral paroquial traduz-se em múltiplas atividades: catequese inicial para as crianças do bairro, acompanhamento do grupo de Catequistas, participação na equipa da catequese de adultos (na Igreja Paroquial de Alhos Vedros)... A comunidade dinamiza também a Eucaristia na Capela da Nossa Senhora da Paz, as celebrações do Tríduo…Colaboração com o JRS – Serviço Jesuíta aos Refugiados
“Ninguém põe em causa que a chamada crise dos refugiados é o maior problema humanitário que hoje me dia é urgente resolver. São milhões de homens e mulheres de todas as idades e de crianças expostas drasticamente aos maiores perigos, que sofrem o indizível e cujo futuro não parece existir. Seguindo o caráter do nosso…
Colaboração com a Academia UBUNTU
A Academia UBUNTU é um projeto do IPAV – Instituto Padre António Vieira -, de inspiração inaciana, que procura formar jovens provenientes de contextos socialmente desfavoráveis ou com aptidão para trabalhar nesses contextos, com o objetivo de poderem vir a desenvolver projetos de inovação e empreendedorismo social ao serviço da comunidade. Numa primeira fase, os…
Colaboração com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados
A PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados –, iniciativa do Instituto Padre António Vieira,é uma plataforma de organizações da sociedade civil portuguesa para o apoio aos refugiados que procuram, juntas, uma solução para uma das maiores crises humanitárias desde a II Guerra Mundial. Conscientes da necessidade de uma resposta urgente e concertada, nós, Escravas,…Colaboração com a CAVITP – Comissão de Apoio às Vítimas de Tráfico de Pessoas
Como resposta ao Decreto de Justiça Paz e Integridade da Criação da Congregação Geral XIX, que nos pede que colaboremos com outras organizações na defesa da vida e da cultura da paz, participamos, em Lisboa, na Comissão de Apoio às Vitimas do Tráfico de Pessoas (CAVITP). Esta comissão nasceu em 2006 da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos…
Colaboração com as ES.PE.RE
As ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação – são uma proposta de trabalho comunitário através da qual os participantes são ajudados a fazer uma leitura ética dos sentimentos de ressentimento provocados por agressões recebidas. Trabalhando diretamente os sentimentos de raiva, ódio, rancor e desejos de vingança – em grupos de 10 a 15 pessoas, guiados por um…
Colaboração com o Colégio Pedro Arrupe
Situado na zona oriental de Lisboa, o Colégio Pedro Arrupe assenta o seu Projeto Educativo na Pedagogia Inaciana, mantendo laços com os colégios da Companhia de Jesus. Desde o início do colégio, em 2010, as Escravas têm colaborado neste projeto, sobretudo na Pastoral, Formação Humana e Religião. Atualmente, o Colégio conta com cerca de 1400…
Colaboração com os Centros Universitários dos Jesuítas
A colaboração entre Jesuítas e Escravas é frequente e natural: partilhamos a mesma espiritualidade (herdada de Santo Inácio de Loyola) – o que nos dá uma linguagem e uma forma de estar no mundo comuns – e, portanto, sentimo-nos identificados numa mesma maneira de chegar às pessoas e de anunciar Jesus. As Escravas colaboram na…