“À força de se desfazerem planos, realizava-se o do Coração de Jesus”. Neste tempo peregrinamos rumo a este encontro, unidas à Humanidade, que experimenta o Mistério Pascal na incerteza e no sofrimento que a pandemia traz.
E graças ao facto de que os nossos planos foram desfeitos, dezassete irmãs de onze países, de quatro continentes diferentes, fizeram uma peregrinação para chegar aqui. Algumas, há dois anos, abrem caminho no meio da pandemia para chegar a Roma, outras, há menos. Mas todas com o mesmo desejo de fazer uma peregrinação ao Coração de Jesus, do qual o Instituto nasceu. Não caminhámos sozinhas, fomos acompanhadas pelas nossas famílias, comunidades, províncias, vizinhos e todas as pessoas que partilharam conosco este tempo. Fazem parte da nossa história, que nos torna quem somos, e com todos chegamos aqui.
Começamos a Terceira Provação com a cerimónia de abertura. Nela, a Equipa Geral animounos a estarmos abertas ao que Deus nos quer dar neste momento. Inspiradas no nº 109 das Constituições:
“Consciente da Sua pequenez, mas confiando na fidelidade de Deus, aspira a viver num amor efectivo a Cristo na Eucaristia e numa entrega real ao serviço dos irmãos.”
Animaram-nos a viver o amor efetivo e a dedicação real aos nossos irmãos e irmãs numa família concreta: as Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Todas partilhamos que, apesar de estarmos num país que não é o nosso, com irmãs que não conhecemos e de culturas tão diferentes da nossa, nos sentimos como uma família. Estamos felizes por iniciarmos juntas este caminho de entrega definitiva no Instituto.
Pela primeira vez em muitos anos, a Terceira Provação é vivida na casa de XX Settembre, comunidade na qual Santa Rafaela viveu os seus últimos anos e onde a sua presença se respira em cada lugar. Ao chegarmos encontrámos uma nova casa, preparada para nós com muitos pormenores de carinho, o que nos convidou a preparar os nossos corações da mesma forma, para nos abrirmos a esta nova experiência.
Terminámos a manhã com uma Eucaristia onde se respirou a universalidade e o clima de família. Agradecemos ao Pe. Cipriano Díaz SJ, às Irmãs de Torricella e à comunidade da enfermaria que nos acompanhou e celebrou conosco a alegria deste momento.
3 de Maio de 2021