Neste dia, é impossível este texto não ser sobre o Natal, e sobre a figura a que nele se faz referência. Jesus despido de todos os títulos atribuídos pela fé é referência indiscutível para as grandes questões dos nossos dias.
Este ano, ao aproximar-se o Natal, dei comigo a pensar que o facto de parte da Humanidade, na qual me incluo, celebrar neste dia o nascimento do Filho de Deus torna irrelevante e suprime para o resto da maior parte do mundo, a figura de Jesus, o seu papel irrefutável na História e as causas pelas quais deu a vida até à morte, executado pelo poder político e apoiado por falsos testemunhos de religiosos.
Fora do âmbito da fé, raramente se faz referência ao que Jesus disse e fez com a mesma liberdade com que, de forma generalizada, são referidos Nelson Mandela, Martin L. King, Mahatma Gandhi, Eleanor Roosevelt, Katherine W. Sheppard ou Rosa L. McCauley, entre tantos, tantos outros.
Sou crente cristã e não me entendo de outra forma. No entanto, hoje, véspera de Natal, propus-me o exercício de dissociar o nome de Jesus do título de Salvador. Jesus despido de todos os títulos atribuídos pela fé é referência indiscutível para as grandes questões dos nossos dias….
Artigo completo – https://pontosj.pt/opiniao/natal-jesus-sem-titulos/