IMPRIMIR ORAÇÃO – PDF – Formato de Livro
CÂNTICO: Jesus, aqui estamos
Jesus, aqui estamos para rezar
juntos em teu nome.
Adorar tão grande mistério, mistério de entrega,
mistério de amor.
Bendizer tua Palavra que é vida, consolo e alegria
de quem espera em Ti.
Adorar tua presença em nós e em profundo silêncio
descobrir-Te, Senhor.
Rafaela Maria ADOROU e celebrou o Deus da VIDA, de quem recebeu força e luz para esperar contra toda esperança, para viver a loucura do amor no meio da dureza da vida.
Soube comunicar vida à sua volta, através de muitas “mortes” que a foram enchendo de VIDA.
Não se situou na vida com outra luz que a do Evangelho, com outra força que a certeza do amor de Deus.
Nada nem ninguém a pôde separar nem fazer duvidar do amor de Deus: nem a tribulação, nem a angústia, nem a marginalização, nem os poderes deste mundo nem nenhuma outra criatura pôde parar, no seu coração, a fonte do amor: Jesus Cristo.
Diante de Jesus Cristo exposto no Altar contemplamos o Deus que amou Rafaela Maria, o Deus que ela amou, o Deus que amou o mundo em que ela viveu, o Deus que amou todas as situações por ela vividas… o Deus que a ensinou a amar de um modo tão característico: a amar com humildade, um “amor humilde”.
É o Seu exemplo e vida que hoje nos reúne aqui. É este desejo de entrar no mistério de quem se entrega para dar vida, de conhecer mais o seu caminho de identificação com Jesus, pobre e humilde, que hoje nos junta para Adorar.
Contemplemos Jesus Cristo, o Deus feito Pão, o Deus próximo, Incarnado… Deixemo-nos contemplar por Deus… abramo-nos ao amor de Deus, como Rafaela Maria.
Deixemos que o nosso coração se abra à escuta do “grito” do nosso mundo… este mundo que sofre e tem “fome”, que nos pede que aprendamos, com Jesus, a fazermo-nos pão que mata a fome, contemplando e “estando neste Mundo como num grande Templo.”
– ADORAÇÃO – SILÊNCIO –
CÂNTICO: Nas tuas mãos
Nas tuas mãos, Senhor, coloco as minhas,
junto de Ti repouso o meu ser;
à tua vida ofereço a minha vida,
à tua vontade eu uno o meu querer.
Nas tuas mãos, Jesus, coloco as minhas,
venho para Te contemplar,
preciso de Te conhecer
em silêncio, Te amar.
O pão do teu coração, que consagraste a Ti
reparte-se em acção de graças,
e dá de si, é sinal do mesmo amor.
Uma missão lhe confiaste: ser pão do Senhor.
Que terá de tão especial o pão para que o Senhor tenha querido ficar nele para sempre?
O pão tinha alimentado o povo que desfalecia de fome e desespero no deserto. O pão foi alimento da multidão que seguia Jesus, ávida das suas palavras e da sua proximidade. Migalhas de pão era o que recolhiam os cães nesse episódio da mulher siro-fenícia que comoveu tão profundamente o Coração de Jesus… pão era o que comiam os judeus para celebrar a Festa dos Ázimos, festa de libertação e da memória de Deus como Senhor e Salvador… Pão foi o que ficou na mesa dos apóstolos naquela noite santa da Páscoa com Jesus… pão é o que nunca devia faltar em cada mesa… pão é o que milhões de homens e mulheres suplicam hoje…
“Eu sou o Pão vivo descido do Céu… Eu sou o Pão da Vida, quem vem a Mim não mais terá fome…”
“Tomai e comei este é o meu Corpo que será entregue por vós.”
Aquela noite da Última Ceia, o Senhor tomou o pão e transformou-o no seu Corpo, Corpo entregue, partido, que nos saciaria das fomes mais fundas da nossa existência: fome dum lar que nos recebe, de perdão, de paz, de justiça, de reconciliação… Nesse gesto o Senhor, Nosso Deus, acolheu-nos no seu Coração para nos dar a sua Vida. A entrega de Jesus tornava-se profundamente fecunda… A sua morte, misteriosamente, transformava-se em Vida. O grão de trigo caía na terra para germinar em Vida, Vida abundante para todos…
Santa Rafaela Maria compreendeu este mistério. O seu Senhor tinha-lo revelado em tantas horas de oração e Adoração; em tantos momentos em que deixou que a sua vida se “enterrasse” com a de Cristo para que ressuscitasse em Vida para as mulheres e homens do seu tempo, para as mulheres e homens de hoje, para nós. Ela própria fez-se pão com o seu Senhor. Por isso, Rafaela Maria é mulher de fecundidade, porque, vazia de si, pôde acolher no seu coração a Vida que o Senhor lhe queria confiar. A sua vida foi pão que alimentou (e alimenta!) multidões.
– ADORAÇÃO – SILÊNCIO –
CÂNTICO: Nas tuas mãos
Nas tuas mãos, Senhor, coloco as minhas,
junto de Ti repouso o meu ser;
à tua vida ofereço a minha vida,
à tua vontade eu uno o meu querer.
Nas tuas mãos, Jesus, coloco as minhas,
venho para Te contemplar,
preciso de Te conhecer
em silêncio, Te amar.
O pão do teu coração, que consagraste a Ti
reparte-se em acção de graças,
e dá de si, é sinal do mesmo amor.
Uma missão lhe confiaste: ser pão do Senhor.
O pão do teu ser, doação eterna de Ti,
reconhece-se onde estás,
é tua transparência, feita de Amor e de Paz.
Pão me ofereço assim. Teu pão até ao fim.
ORAÇÃO
Senhor, eu tinha-Te pedido a saúde, para poder ser mais eficaz neste mundo. Tu fizeste-me frágil para que conte mais Contigo do que comigo.
Diz Stª Rafaela Maria: “A minha fragilidade é grande mas o teu poder é infinito; concede-Me somente uma parte, por mais pequena que seja, para que de hoje em diante, eu seja toda do teu Sagrado Coração e do da tua Mãe.”
CÂNTICO:
Mostra-me Senhor os teus caminhos, teus caminhos,
para que queira fazer só o que for a tua vontade.
Senhor, eu tinha-Te pedido uma boa inteligência para poder compreender melhor este mundo e vencer na vida. Tu deste-me uma memória fraca e um espírito lento para que eu me abrisse aos teus mistérios de humildade.
Diz Stª Rafaela Maria: “Será santo, não aquele que tiver mais inteligência, fama e estima mas aquele que tiver cumprido melhor a vontade de Deus: aí está o cume da santidade.”
Mostra-me Senhor …
Senhor, eu tinha-Te pedido responsabilidades para poder fazer triunfar as grandes ideias e as boas causas. Tu levaste-me a não ser tido em conta e a obedecer para poder parecer-me ao teu Filho, obediente e crucificado.
Diz Stª Rafaela Maria : “Ah, esperanças humanas, quão frágeis sois! Tantos planos que se desvanecem em tão pouco tempo! Mas, Deus permanece e quem n’Ele confiar, nada lhe faltará.”
Mostra-me Senhor …
Senhor, eu tinha-Te pedido encontrar o grande amor que desse sentido à minha vida. Tu fizeste-me acreditar na bondade do coração humano e fizeste crescer em mim o desejo de partilhar esta fé com todos os não-amados que Tu vais colocando no meu caminho.
Diz Stª Rafaela Maria : “Fiquei muito contente por fazer algo pelo meu Mestre Jesus, sobretudo de O poder pôr à Adoração de todos os povos, pois compreendi que é coisa tão grande e tão pouco estimada.”
Mostra-me Senhor …
Senhor, eu tinha-Te pedido riqueza para poder ajudar os pobres. Tu deste-me a pobreza e as tuas riquezas para as partilhar.
Diz Stª Rafaela Maria: “Não é mau mas bom, reconhecer as graças de Deus, mas atribuindo-as só a Ele, e não a nós.”
Mostra-me Senhor …
Senhor, eu tinha-Te pedido uma fé que movesse montanhas. Tu permitiste que eu tivesse dúvidas incómodas que me obrigam a ser prudente em tudo e a abandonar-me à tua Providência.
Diz Stª Rafaela Maria: “O que Deus me pede, é uma vivíssima fé n’Ele para Lhe deixar inteira liberdade para fazer em mim o que mais Lhe agrade, como um pouco de barro nas mãos do oleiro.”
Mostra-me Senhor …
Senhor, eu tinha-Te pedido ser santo. Tu concedeste-me o dom de ver os meus pecados e de me poder levantar após cada uma das grandes quedas, sem desesperar.
Diz Stª Rafaela Maria: “Todas as minhas quebras consistiram em faltas de confiança em Deus, quebras que, a não ser pelo Amor imensíssimo – até ao excesso- que Deus tem por mim, ter-me-iam precipitado, não a abandoná-l’O mas a esmorecer no Seu serviço. Mas reconheço que, para mim, Deus foi mais que Pai, foi como um avô cheio de ternura, que até os meus defeitos e ingratidão Lhe fizeram aumentar o seu interesse e atenção por mim.”
Mostra-me Senhor …
– SILÊNCIO –
SALMO (feito com frases de Sta Rafaela)
Tu nos envias, Senhor de todas as coisas,
a ser para cada pessoa que se aproxima de nós,
apóstolo e mãe; a trabalhar para que todas
as pessoas Te conheçam e Te amem.
CÂNTICO:
Ocuparmo-nos mais, mais muito mais,
dos interesses de Jesus.
Tu nos envias, Senhor de todas as coisas,
a trabalhar para que todos os povos Te adorem como Salvador
e Senhor e não sejam escravos de nenhuma outra criatura.
Ocuparmo-nos mais …
Tu nos envias, Senhor de todas as coisas,
a trabalhar para que tantos filhos como tens
acolham a misericórdia que Tu lhes queres dar,
a torrente de amor que eternamente brota do teu Coração.
Ocuparmo-nos mais …
Tu nos envias, Senhor de todas as coisas.
Ajuda-nos a esquecermo-nos de nós mesmos,
de tudo e de todos, para criar espaços livres para Ti,
para nos lembrarmos só de ti.
Dentro de Ti temos de estar e de Ti receber tudo.
Oferecemos-Te toda a nossa existência
E contínuo louvor por toda a beleza da vida e das coisas.
Ocuparmo-nos mais …
– ORAÇÃO PARTILHADA –
Repetir a frase que mais me tocou; continuar o salmo;
partilhar sentimentos, desejos, agradecimento …
e em cada 3 intervenções cantamos:
Ocuparmo-nos mais, …
ORAÇÃO FINAL
Senhor Jesus Cristo,
hoje sentimos a tua paixão por cada um de nós e pelo mundo. O teu amor único por cada pessoa humana renova em nós o desejo de Te seguir mais radicalmente, de nos abrirmos à diferença, de derrubarmos muros que nos separam, de estarmos mais perto dos que nada têm, de anunciar o teu Reino, para que todos Te conheçam e Te amem.
Concede-nos a graça de Te seguirmos, como Santa Rafaela Maria, por caminhos de humildade e serviço. Que o amor a Cristo na Eucaristia transforme a nossa vida e nos faça trabalhar generosamente pela salvação de toda a humanidade.