Quem somos e o que fazemos?

1. logo_FamiliaACI_horizontalA Família ACI é uma família de leigos(as) de coração universal, composta por pessoas e grupos de espiritualidade Inaciana que querem difundir no mundo o carisma de Santa Rafaela Maria. Inquietam-se e sofrem com o mundo dividido e querem viver comprometidos com Jesus e ocupar-se cada vez mais dos seus interesses, colaborando com Ele na reconciliação de todas as situações de injustiça e sofrimento que encontram, procurando, com esperança o “bem mais universal”.

Na adoração de Jesus Eucaristia aprende-se a olhar o mundo com um coração que se compadece; procurando ser pão que se parte e reparte e assim, viver a Reparação na vida quotidiana.

 

Como nascemos?

As Escravas do Sagrado Coração de Jesus viveram desde sempre uma grande relação de fraternidade com as pessoas com quem foram fazendo caminho. Com o tempo, começou a manifestar-se, de ambos os lados, uma necessidade de estreitar os laços que as uniam: por parte das Escravas como chamamento a partilhar o dom do seu carisma, e por parte dos leigos, como um forte desejo de aprofundar esse carisma para o integrar na sua vida laical.

“Ser universais como a Igreja” foi um desejo forte de Santa Rafaela Maria. Por isso, a Família ACI, nasce pondo em relevo o seu caráter internacional, ultrapassando fronteiras e acolhendo todos os grupos para além de raças, culturas e línguas. Pertencer a esta família internacional ajudará os seus membros a viver a unidade no pluralismo, a riqueza da inculturação e a ter um coração grande que abrace o mundo inteiro.

I Assambleia Familia ACI. RomaAssim, em 1997, numa Assembleia Internacional das Escravas, nasceu a Família ACI que toma o nome das iniciais, em latim, da Congregação: Ancilla Cordis Iesu.

Em 2008, a Irª Inmaculada Fukasawa convocou a Assembleia Internacional da Família ACI em Roma, que teve lugar entre 20 e 25 de abril de 2009. Reuniram-se com a Equipa Geral 38 pessoas (32 Leigos e 6 Escravas) de 16 países diferentes, na casa de XX Settembre, onde viveu e morreu Santa Rafaela Maria. O objetivo da Assembleia foi consolidar a identidade da Família ACI, fortalecer o sentido de pertença dos seus membros e procurar modos de organização, formação e comunicação.

II Assembleia Familia ACI. MadridNo dia 27 de fevereiro de 2014, teve lugar, na Casa de Espiritualidade de Martínez Campos, em Madrid (a primeira casa do Instituto), a segunda Assembleia Internacional da Família ACI que terminou no dia 2 de março em Córdova, com uma Eucaristia, na Igreja onde, aos 15 anos, Santa Rafaela Maria fez o voto de castidade. O lema deste encontro foi “Família ACI, dom do Espírito… Família para o mundo” e contou com a participação da equipa do Governo Geral da Congregação e dos representantes dos quatro continentes: 6 Escravas e 28 leigos, que durante estes dias aprofundaram o sentido da Família ACI e a forma como dá vida ao Carisma em cada lugar.

 

Família ACI internacional

A Família ACI Internacional continua a crescer, espalhada pelos quatro continentes. Está presente em 24 países, quer existam comunidades de Escravas, quer onde já não existe esta presença mas permanece o desejo de viver e espalhar o carisma reparador em cada vez mais lugares da terra (www.familiaaci.com e www.facebook.com/familiaaci.internacional).

O dia internacional da Família ACI celebra-se no dia 2 de Março, aniversário do Batismo de Santa Rafaela Maria. Para Santa Rafaela, o dia do Batismo é o dia em que nos inscrevemos no Livro da Vida; é o dia em que entramos nesta grande família da Igreja, sendo cada um(a) enviado(a), na sua vocação, a colaborar na construção do Reino, numa mesma espiritualidade e numa missão conjunta.

 

Em Portugal

Familia ACI Portugal - Encontro Casa VelhaEm Portugal existem desde há muitos anos vários grupos que partilham a Espiritualidade de Santa Rafaela Maria: os grupos ACI, Comunidades ACI, Adoradoras e grupo de Oração e Vida.

Atualmente, muitas pessoas destes grupos estão espalhadas por diferentes pontos do país, com uma mesma vontade de continuar a seguir Jesus nas suas vidas ao estilo inaciano de Santa Rafaela Maria. O que mais as une é a ligação e o acompanhamento das Irmãs Escravas, e as Adorações se fazem, em comunhão de Espírito, nas terceiras terças-feiras de cada mês, no Porto, Ourém, Lisboa, Palmela, Fonte da Prata, Évora, Santiago do Chile e Díli (Timor). É uma alegria ver estes pequenos pontos de Luz estenderem-se por tantos lugares, pequenos focos de Reparação que podem, sem dúvida, tornar Deus visível em tantas e tantas pessoas e situações a precisar da sua presença.

 

Como posso juntar-me

Contactar: familiaaci.portugal@gmail.com ou catarina.giao@gmail.com